segunda-feira, 2 de junho de 2008

Hábitos!!!


Estou lendo o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey.
No começo achei que fosse mais um best-seller americano sobre auto-ajuda, porém já nas primeiras páginas mudei completamente de idéia.
Dentro dele tem conceitos que literalmente “mexem” com nossas entranhas. Adotei o seguinte método para lê-lo, aproveitar o conteúdo e não sentir raiva ou ficar me sentindo pior do que antes.
Leio este livro realmente quando estou pronta para descobrir mais sobre mim, depara-me com meus erros e fraquezas, e o mais importante estar disposta a mudar meus paradigmas e torna-me melhor a cada atitude.
Estou na página 117, que explica sobre o Hábito 2 – Comece com o Objetivo em Mente.
Nesta parte, o autor propõe uma reflexão sobre quais seriam as qualidades que gostaríamos que as pessoas ressaltassem no momento de nosso velório.
A primeira qualidade que surgiu em minha mente foi: EFICIÊNCIA!!!
Esta palavra tão simples, que pode atrapalhar tão expressivamente o nosso dia-a-dia.
Conversando com meu marido uma noite dessas sobre como me sinto em não exercer minha profissão, da minha vontade de trabalhar, nem que fosse ajudando ele em sua empresa, ele me disse:
“Às vezes precisamos aprender algo simples primeiro, mostrar eficiência mesmo que nas pequenas coisas, pois assim será capaz de realizar sempre mais”.
Isso me fez lembrar do livro Pai Rico, Pai Pobre , que diz exatamente isso quando os personagens eram crianças e quiseram aprender tudo o que pai rico sabia. Mas para isso eles teriam que trabalhar fazendo coisas simples, como limpar as prateleiras e receber muito pouco por isso.
Portanto, estou relembrando e me conscientizando que para construir novos conhecimentos precisamos de tempo e principalmente praticar a eficiência.
A eficiência baseia-se em fazer o que deve ser feito e um pouco mais, porém não adianta só produzir, precisa de qualidade.
Tem uma palavra linda e ótima para isto, ser proativo.

Significado da palavra proativo
:
- Termo relativamente novo em língua portuguesa, origem no inglês "pro-active/proactive"
- Refere a algo ou alguém que antecipa futuros problemas, necessidades ou mudanças, que seja capaz de mudar eventos em vez de reagir a eles, fazendo com que as coisas aconteçam; é ser ágil e competente.

A definição ajuda a sabermos quais as atitudes que temos que adotar para crescermos na direção certa.

No atual momento, estou fazendo com que minhas mudanças aconteçam.
E você o que está fazendo?


Nenhum comentário:

POSTAGENS DO BLOG