quarta-feira, 13 de agosto de 2008

INVESTIR x LA BODEGA

Nos últimos meses venho mudando meu ritmo e estilo de vida por meio de atitudes e oportunidades novas. Ambas 90% das vezes foram proporcionadas por mim mesma.

Sem televisão em casa, iniciei o exercício da leitura, livros, jornais, blogs, conteúdo na internet etc.
Todas as pessoas perguntam: Como você vive sem televisão?
Oras bolas, vivendo!!!
As pessoas têm uma péssima mania de ficarem viciadas na televisão, se for a cabo ainda tem opções, mas agora televisão aberta, só lixo! Com exceção da TV Cultura.

A leitura transformou-se em prazer!

Um dos últimos livros que li foi o romance
La Bodega, presente de meu marido.
Conta a história de um jovem espanhol Josep que morou na França por quatro anos, aprendeu os segredos de fazer um bom vinho, iniciando pelo cultivo da uva. De volta à Espanha após a morte de seu pai, aplica seus conhecimentos nas videiras da família.

Durante a leitura do livro pensava, um romance é ótimo para serenar a mente e povoar o consciente com sonhos e fantasias, dar asas à imaginação.
No entanto percebi vários ensinamentos e estabeleci algumas relações com o ato de investir.

Nestes quatro longos anos na França Josep enriqueceu seus conhecimentos sobre o cultivo de uvas para produzir um bom vinho.
“Gastou” seu tempo e esforço físico burilando seus conhecimentos, quase que sem saber que o fazia.
Quando regressou para a Espanha, pobre, mas rico na mente resolveu comprar o vinhedo pertence ao primogênito de sua família, seu irmão.

Fez seus cálculos e assinou contrato com regras claras. Iria efetuar os pagamentos com dinheiro das colheitas de uva. Caso atrasasse, pagaria 10% do valor da prestação.
Ele mesmo solucionou seu problema, aguçando os olhos do vendedor com a oportunidade de ganhar um pouco mais, quando houvesse atraso.

Empregou todo seu conhecimento de forma naturalmente sábia. Obteve êxito e adquiriu o vinhedo vizinho utilizando o mesmo modelo de negociação e contrato que fizera para a compra de seu vinhedo.
Seu vinho era de qualidade ímpar e sua prosperidade estava cada vez mais perto.

Assim como o personagem, nós precisamos primeiramente utilizar o tempo a nosso favor, aprimorando nosso conhecimento, pois sem esforço nada acontece.

Independentemente do investimento a ser feito, investir na compra de um imóvel, investir em ações, fundos ou obras de arte, precisamos ter um objetivo e gostar dele.
Leituras, conversas, cursos e pesquisas auxiliarão neste processo.

O próximo passo é por em prática estes conhecimentos, sempre avaliando os resultados obtidos e adequando o que não deu certo.
Caso sua renda seja pouca ou não tenha renda, o que você poderia fazer para solucionar este empecilho para começar a investir no seu futuro?
Conseguir um estágio remunerado, um trabalho fora da sua área?

Seja lá o que for, FAÇA!

Somente pessoas com atitudes proativas, que buscam resolver e não lamentar, poderão ter sucesso. E só depende de você!

Se você já tem um salário e deseja ter um futuro tranqüilo ao se aposentar, o que está fazendo para garantir isso?
Quanto mais o tempo passa, menor as chances de alcançar.....

Controle seus gastos, diminua tudo o que é excesso e supérfluo, pois poupar exige muito esforço e disciplina.
Invista pelo menos 30% da sua renda, pode ser em fundos de renda fixa, fundos de investimentos, ações ou até mesmo a famosa e não muito rentável poupança.

Essa atitude deixará você querendo mais, ampliará o seu horizonte, sendo praticamente impossível retornar aos velhos erros e padrões, quem sabe novos erros, que farão você crescer ainda mais!

Tente descobrir um olhar diferente para as oportunidades e acontecimentos que a vida lhe proporciona, em todos os minutos.

Com isto o seu vinho também lhe trará prosperidade!

Abraço afetuoso!

Nenhum comentário:

POSTAGENS DO BLOG