quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Capítulo 13: Análise Técnica - Formações Gráficas

Os analistas identificaram e classificaram as formações gráficas, após observarem o surgimento destas repetidas vezes nos gráficos.


As forças de oferta e procura, ou seja, o humor dos compradores e vendedores baseado na análise pessoal de qual atitude tomar frente aos movimentos do mercado proporciona o aparecimento das formações gráficas.


As características de Suportes e Resistências apresentados no Capítulo 12 nos permitem desenhar algumas formas geométricas facilitando a visualização de possíveis movimentos no preço de determinada ação, com alguma segurança.


Retomando, Suportes e Resistências indicam quebra de tendência, permanecendo no mesmo movimento ou invertendo.


Portanto, as formações gráficas ilustrarão os movimentos que o mercado faz para tentar se consolidar, por meio de uma tendência finalizada e indicação do movimento de nova tendência.

E isto pode ser visualizado por meio da quebra de uma tendência, suporte ou resistência.

A seguir serão descritas as principais formações gráficas.


Dividi-se as formações gráficas em dois grupos:


Grupo A – Formações de Continuação de Tendência


1) Retângulo

Após uma quebra na tendência ocorrerá a definição de um novo suporte e nova resistência e esta variação pode durar de 2 semanas a 3 meses.

É a única formação gráfica que permite realizar compra ou venda durante seu acontecimento. As outras apenas indicam o movimento após este ter ocorrido.

O que fazer diante de um Retângulo?

- Compras perto do suporte (linha inferior) e vendas perto da resistência (linha superior), se a amplitude entre esses valores permitir ganhos suficientes.

A escolha de compra ou venda dependerá do seu objetivo.

Para determinar se ocorrerá quebra na resistência é preciso verificar o volume. Por exemplo, se a linha está ascendente com considerável volume, boas chances de ocorrer uma quebra na resistência, a qual se tornará o novo valor de suporte (força dos compradores). Se a linha é descendente é ao contrário, ocorrerá quebra no suporte, passando este a ser o novo valor de resistência (força dos vendedores).

Esta formação caracteriza-se por ser uma formação de continuidade de tendência, ou seja, se o movimento anterior ao retângulo indicou linha ascendente (aumento no valor de suporte), o próximo movimento irá manter esta tendência, adquirindo um novo e maior valor de suporte (antiga resistência).

O price target (preço alvo) da ação pode ser projetado por meio da amplitude percentual do retângulo, após a quebra na tendência, ou para mais (linha ascendente) ou para menos (linha descendente).


A figura abaixo mostra as linhas de resistência (superior) e de suporte (inferior), além de como fazer a projeção do preço que a ação poderá alcançar.


Figura: www.projecao.com.br


2) Triângulos


Os Triângulos são as formações gráficas mais freqüentes.

Os Triângulos formam-se quando a variação dos preços produz uma amplitude cada vez menor à medida que o tempo passa.

Para caracterizar um triângulo é necessário que a linha superior e inferior juntas tenham no mínimo 4 pontos de toque e no máximo 6 pontos.

A linha inferior representa a linha de suporte e a superior a de resistência.

Esta formação elucida o equilíbrio entre compradores e vendedores, portanto o volume tende a ser reduzido durante a formação, aumentando apenas no rompimento.

A duração desta formação é de 1 a 3 meses.

O valor mínimo e máximo da ação (amplitude) é dado pela linha inferior (suporte) e a linha superior (topo – resistência).

Existem três formas básicas diferentes de triângulos e não é regra após o rompimento manter a mesma forma.

A detecção das formações gráficas auxiliará na tomada de decisão de compra ou venda independentemente da forma.

- Simétricos: os preços mínimos e máximos da ação caminham para amplitudes (variações) cada vez menores até romper e retomar a tendência anterior. Indica a indecisão de compradores e vendedores.

- Descendentes (baixa): a ocorrência deste tipo pode indicar queda nos preços. A linha inferior é horizontal e a superior é descendente e espera-se que o valor futuro da ação seja equivalente a amplitude do lado mais largo do triângulo.

- Ascendentes (alta): é o inverso dos Triângulos Descendentes, caracterizando-se pela linha inferior ser ascendente e a superior horizontal. Após o rompimento da linha superior (horizontal) e aumento do volume espera-se uma continuação da tendência, com valor futuro da ação aumentando pelo menos a altura do lado mais largo do triângulo.


Figuras: http://investidoranonimo.blogspot.com


3) Cunhas


As Cunhas têm maior probabilidade de indicar uma continuidade de movimento, porém podem indicar uma inversão da tendência também.

São semelhantes aos triângulos, no entanto as linhas apresentam o mesmo ângulo.

Elas ocorrem em um período de 2 a 8 semanas, com volume baixo durante o seu desenvolvimento.

A projeção do futuro valor é realizada com base no movimento anterior a partir da quebra da tendência.


Existem dois tipos de Cunha:

- Cunhas Descendentes (Baixa)(Bullish): indicam movimento de queda no valor da ação.


- Cunhas Ascendentes(Alta) (Bearish): indicam movimento de alta no valor da ação.

Figuras: www.projecao.com.br


4) Bandeiras e Flâmulas (Pendões)


Bandeiras e Flâmulas possuem características semelhantes:

- Inicialmente apresentam movimento mais forte e objetivo

- Proporcionam a correção do movimento

- Retornam ao movimento inicial

A diferença mais importante entre Bandeira e Flâmula é que a Bandeira é semelhante a um retângulo, podendo ser inclinada e a Flâmula é uma bandeira pontiaguda lembrando um triângulo.

São de curta duração ocorrendo de 1 a 3 semanas.

Estas formações aparecem no meio de um forte movimento do mercado, de alta ou de baixa, representado por um mastro, para tentar uma consolidação.

O volume diminui durante a formação e aumenta durante a quebra da bandeira/flâmula.

Para projetar o valor futuro da ação traça-se uma linha vertical (mastro) do ponto de início de quebra até a primeira linha da bandeira/flâmula. Em seguida repete esta linha (mastro) a partir da linha de base da bandeira/flâmula mantendo sua amplitude.

Esta projeção facilitará a decisão de quando entrar ou sair do mercado.


A figura abaixo mostra uma bandeira no gráfico de análise da Telemar.


A figura abaixo representa uma flâmula conforme indicado pelas linhas pretas e as projeções do valor futuro da ação em vermelho.

Figuras: http://www.nelogica.com.br


Grupo B – Formações de Reversão de Tendência


1) Topos e Fundos


Assim como os Triângulos, os Topos e Fundos também são formações freqüentes e indicam inversão da tendência.

Os Topos e Fundos podem ser duplos ou triplos, as informações abaixo são válidas para as duas ocorrências. A diferença básica entre os dois é a quantidade de topos/fundos.

Os Topos e Fundos apresentam as mesmas características dos Suportes e Resistências.

Para visualizar a formação é necessário aguardar uma nova quebra de suporte ou resistência. Portanto, somente após a movimentação do mercado (ocorrência de duas quebras) é possível identificar a formação.

Para a quebra de resistência observa-se uma formação do tipo Topo (“montanha”) e na quebra de suporte ocorre a formação do tipo Fundo (“vale”).


Os valores futuros da ação podem ser projetados por meio da amplitude entre o valor máximo (valor da resistência) e o valor mínimo (valor de suporte) do Topo ou Fundo. Para maior confiabilidade os analistas esperam até observarem uma distância de pelo menos 2 ou 3 semanas entre os topos.


O Topo Duplo indica o final de um mercado de alta, no qual os preços e o volume sobem até alcançar um nível, e ocorre uma quebra do movimento diminuindo o preço e o volume.

Posteriormente, uma nova subida dos preços é iniciada até atingir o nível máximo anterior ou um valor bem próximo dele.

Após a ocorrência destes dois topos o movimento entra em uma tendência de baixa, pois os topos indicam reversão de tendência.

Como a tendência é de baixa é pode-se inferir que a melhor atitude a ser tomada é de venda, antes que haja perdas substanciais, caso essa seja a sua conduta perante a um mercado em queda.


A figura abaixo indica os Topos Duplos e a linha vermelha a forma de projetar o valor futuro da ação.

Gráfico com a representação de um Topo Duplo do Ibov.



Os Fundos Duplos têm a mesma característica dos Topos Duplos, porém ao contrário, após a obtenção dos dois fundos há uma reversão para a tendência de alta. Frente a uma tendência de alta é mais indicado comprar enquanto o valor ainda está subindo.

Tanto os Topos quanto os Fundos Duplos a confiabilidade é ressaltada, pois eles são formados em importantes zonas de resistência/suporte.


A figura abaixo indica os Fundos Duplos e em vermelho a projeção do preço da ação.


Figuras: http://www.nelogica.com.br


2) Ombro-Cabeça-Ombro OCO (Head & Shoulders)


A formação OCO apresenta sinais muito concretos de movimentação do mercado e é o padrão de reversão de tendência mais importante. É composta de três topos denominados pela semelhança com ombro, cabeça e ombro novamente. Sendo a cabeça sempre o topo com amplitude maior.

Sua aparição é logo após uma tendência que apresentava uma força fraca, seja de baixa ou de alta.

O ombro esquerdo é formado pela alta dos preços e consequentemente o aumento do volume, sendo este volume superior ao da cabeça e o ombro direito. No entanto, esse movimento perde a força e os preços começam a cair, retoma com mais força e é derrubado novamente, só que desta vez não há força suficiente no mercado e é formado o ombro direito menor do que o esquerdo e a cabeça.

O volume vai diminuindo conforme vão sendo formados os outros topos e eleva-se rapidamente após a quebra na linha de pescoço. Esta quebra acontece após a finalização do ombro direito.

A projeção de valor futuro da ação é dada por meio da amplitude da cabeça em relação à linha de pescoço, somente após a quebra no final do ombro direito.


A figura abaixo indica o um OCO de baixa e em vermelho a projeção do preço da ação.


A figura abaixo indica o um OCO de alta e em vermelho a projeção do preço da ação.



Figuras: http://www.nelogica.com.br

Nenhum comentário:

POSTAGENS DO BLOG