sexta-feira, 23 de maio de 2008

Escolhendo o imóvel racionalmente!

Achei dois imóveis, quero comprar pelo menos um deles. Pensamento feminino é assim, vai até uma loja, separa umas peças que nem gostou de verdade e nem precisa, e no final sempre sai com uma sacolhinha. Mas aprendi que com imóveis, não é suficiente separar alguns, gostando ou não, precisa analisar, ver se aquele é um bom negócio.
O que é um bom negócio?
Os corretores enumeravam em ordem de importância as características que os imóveis a venda tinham: localização, possibilidade de locação, valor etc. E isso fazia eu pensar quais eram as minhas prioridades para escolher um imóvel.
Então, resolvi estabeler alguns pré-requisitos para escolher os imóveis que pareciam bons negócios, isto é, negócios de oportunidade (adorei esse nome!!!).
A seguir a listagem e pensamentos simples destes pré-requisitos:

1) Localização:
- Qual lugar no Brasil?: de preferência perto de onde você esteja, pois fica mais fácil de procurá-lo e posteriormente administrá-lo. Caso você não tenha para isto, contrate uma empresa ou profissional qualificado para isso. Nada de pedir para um amigo, vizinho, já que vai fazer, faça corretamente para não ter dor de cabeça no futuro;
- De preferência, pare seu carro nas proximidades da região supostamente escolhida e caminhe, caminhe, olhe, olhe, converse com as pessoas que estão instaladas ao redor, procure obter o máximo de informações que puder a respeito da região;
- Para imóvel comercial, melhor que seja em uma área comercial;
- Investigue quais são as reais possibilidades de alugar este imóvel naquela região e o perfil dos possíveis inquilinos;
- Perspectivas de crescimento da região e adjacências e valorização do seu imóvel.

2) Valor e tamanho (m2):
- Conta básica: valor do imóvel dividido pelo valor do metro quadrado do imóvel, o resultado será quanto custa o metro quadrado do imóvel. Isto parece simples, mas se é a primeira vez que tem que pensar nestas coisas. Assim, você tem ferramentas para comprarar qual é a região da cidade que tem o metro quadrado mais barato, porém que compensa mais de acordo com todos os pré-requisitos;
- Conta importante: Valor do aluguel dividido pelo valor do imóvel e multiplica por 100, o resultado diz a porcentagem de lucro mensal você terá, como em uma caderneta de poupança. Por exemplo:
Valor do aluguel = R$ 700,00
Valor do imóvel = R$ 65.000,00
700,00 ÷ 65.000,00 = 0,0107 x 100 = 1,07%
Portanto, seu imóvel irá render por mês, 1,07% do valor total que você investiu na comprar. É como se o seu dinheiro ficasse em um fundo de investimento e o lucro bruto mensal fosse de 1,07% sob o valor total aplicado.
No lucro bruto não está incluso custos que podem ocorrer no meio do caminho, como por exemplo, uma pia quebrada, um vazamento, impostos entre outros.

...os pré-requisitos continuam amanhã!


Nenhum comentário:

POSTAGENS DO BLOG