Após a seleção de pelo menos 2 imóveis, o próximo passo é ir para a parte da "agressão"....rsrs
Estou me referindo a negociação com o corretor de imóvel e proprietário.
Escolhi 2 imóvel (imóvel 1 e imóvel 2), ambos salas comerciais. Abaixo, segue um breve comparação entre os escolhidos:
Semelhanças:
- Já alugados;
- Bom preço do metro quadrado;
- Ótimo lucro mensal bruto;
- Boa condição física.
Diferenças:
- O imóvel 1 está localizado em uma região da cidade ainda em desenvolvimento que abriga parte da área da saúde da cidade. E o imóvel 2 está no centro da cidade, portanto o imóvel 2 terá melhor valorização no futuro;
- O imóvel 1 (32m2) é menor que o imóvel 2 (43m2);
- A idade do prédio do imóvel 1 é de 8 anos, enquanto a do imóvel 2 é de 11 anos;
- O proprietário do imóvel 1 precisa vender a sala, portanto aceita oferta. E o proprietário do imóvel 2 não tem motivo urgente para realizar a venda.
Negociando o imóvel 1: fiz uma contraproposta reduzindo 11% do valor, pois já sabia que o proprietário estava precisando de dinheiro. Ele aceitou, mas somente para o pagamento a vista.
Negociando o imóvel 2: fiz questão de esquecer que o proprietário não estava precisando do dinheiro, então, fiz uma oferta para reduzir o valor em 9,4%. Utilizei este valor, pois este imóvel está melhor localizado e era maior. Se eu fizesse oferta mais baixa, talvez o proprietário nem a recebesse. Consegui somente 1,02% de redução do preço, mas ele me dava algum prazo para pagar o imóvel.
Conclusão:
Somando as características positivas de cada imóvel, o imóvel 1 parece ser um melhor negócio do que o imóvel 2.
Nenhum dos imóveis é realmente o negócio de oportunidade que eu estava buscando. Poderia ser o imóvel 1, porém ainda não estava dentro dos padrões quando comparei as semelhanças e as diferenças.
O que fiz depois de tanto estudo, esforço, pé bronzeados com a marca das tiras das havaianas, pernas e bumbum duros de tanto andar, conseguir somente 2 imóveis que pareciam um bom negócio......sentei e chorei?
......Óbvio que não, comecei a olhar novamente os jornais, ir até as imobiliárias etc, mas meu foco mudou, agora estava a procura de um imóvel residencial. Por que? Por que a oportunidade havia mudado e eu tinha uma chance de adquirir um imóvel que seria alugado na seqüência, só que o imóvel deveria ser residencial. Mas isso eu vou contar aqui em breve.
O que eu aprendi com tudo isso?
Consegui aprender conceitos importantes de maneira simples, de acordo com a velocidade dos meus interesses, conversando com pessoas, lendo, estabelecendo e ampliando a minha rede de contatos.
E aprendi também que se não temos o dinheiro todo para efetuar a compra a vista, podemos correr atrás desse dinheiro e consegui-lo. Por exemplo, conversando com amigos, contatos e familiares que estão interessados ou que possam se interessar em investir em imóveis. Ou até mesmo um empréstimo bancário, que poderá ser pago utilizando parte do valor do aluguel.
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário