Médias Móveis:
Muito utilizadas e existem diversos tipos de médias. Recebe o nome de móvel, pois o gráfico é formado por diferentes períodos. È denominada de seguidor de tendências.
Meu foco será a Média Móvel Aritmética (MMA) e a Média Móvel Exponencial (MME), uma coisa de cada vez.
MMA:
Representa o valor médio, geralmente dos preços de fechamento, em um período determinado de tempo.
Fórmula:
MMA = V1 + V2 + .... + VN ÷ N
N = número de dias para cálculo da MMA. Com a mudança deste valor conseguimos quase que rapidamente as variações de preços.
V = diferentes preços para cada dia do total de N.
MME:
Sua utilização tem vários defensores, pois os preços antigos permanecem e vão desaparecendo com o tempo, sendo os dados mais recentes os mais importantes.
Isto faz com que a variação atual do mercado seja demonstrada de uma maneira mais adequada.
Fórmula:
MME = Preço x K + MMEontem x (1 – K)
K = 2 ÷ (N + 1)
Preço = fechamento do dia de hoje
MMEontem = valor anterior da MME
K = variável que dependerá do período N (número de dias)
Como analisar o gráfico gerado pela média móvel?
- Inclinação ascendente = bom para comprar
- Inclinação descendente = bom para vender
O gráfico das médias móveis revela o comportamento do investidor, você pode se basear nisso para decidir se compra ou vende ações.
Porém, nos momentos de acumulação do mercado, com movimentos laterais entre os limites de preço, não siga o gráfico, pois há perigo de obter sinais errados.
As médias móveis são:
- Representação suave de tendência = filtra as oscilações menores.
- Região de suporte/resistência natural = a formação de posição nas proximidades da média no gráfico, mostra uma tendência do mercado em buscar forças para subir novamente.
- Cruzamentos (Crossovers) = preços cruzam a média móvel de baixo para cima (sobem) = sinal de compra. Quando os preços cruzam de cima para baixo (descem) = sinal de venda.
- Janela do tempo = quanto maior o período, mais suave é o comportamento da média e menos oscilará a bruscos movimentos curtos. Porém, quanto menor o período, mais próxima a média seguirá os preços. No entanto, se este período é curto demais a média sofrerá as variações constantes de preços perdendo sua função de indicar tendências.
Fonte Gráfico: http://www.nelogica.com.br/artigos/indicadores/mm.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário