É um investimento considerado de baixíssimo risco pelo mercado financeiro, pois são garantidos pelo Tesouro Nacional. Como o país dificilmente irá falir nos próximos x anos, parece uma boa opção.
Rentabilidade acumulada (Índice de Mercado da Andima – IMA) de Títulos Públicos nos últimos 12 meses variou de 6,73% a 15,47%, dependendo da característica do título.
Mais quais os verdadeiros riscos?
- Risco de o Governo não honrar com a operação.
- Risco relativo ao Agente de custódia que participa da operação, como por exemplo, se o agente estiver com dificuldade financeira para realizar o pagamento. O título continuará em nome do cliente na CBLC*.
- Risco relativo à taxa de juros, pois esta pode sofrer fortes oscilações. No entanto, se o título permanecer em posse dos clientes até seu vencimento, prevalecerá a taxa acordada no momento da compra, a qual irá remunerar o capital.
Quem pode comprar os Títulos?
Toda pessoa física, residente no País, poderá comprar títulos via Tesouro Direto do Tesouro Nacional e vender para o mesmo, sem intermediário.
Pessoa Física – três modos diferentes para efetuar as transações:
- Diretamente no site do Tesouro Direto, com a sua senha individual visualiza uma tela específica na área restrita do site e negocia seus títulos públicos.
- Por meio de um Agente de Custódia que irá negociar os títulos públicos em seu nome, no site do Tesouro Direto. (ideal para quem não tem acesso à Internet ou não deseja comprar pessoalmente).
- Diretamente no site do Agente de Custódia - Alguns Bancos e Corretoras habilitados integraram seus sites ao do Tesouro Direto. Desta forma, você pode negociar seus títulos públicos no site da própria instituição financeira, em tempo real e com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto.
Dados necessários para efetuar a COMPRA:
- Informar a quantidade ou valor financeiro de cada título que pretende comprar ou vender, sistema irá conferir os limites por CPF, verificar a disponibilidade dos títulos e solicitar a sua confirmação.
- Confirmada a compra do título, o sistema do Tesouro Direto fornecerá a data limite e os dados da conta para que o dinheiro seja depositado. O Agente de Custódia lhe ajudará neste processo.
Dados necessários para efetuar a VENDA:
- CBLC*, após receber do Tesouro Nacional o valor referente aos títulos, debita os títulos da sua Conta de Custódia e repassa o dinheiro para seu Agente de Custódia, que irá recolher os impostos e repassará o dinheiro para você.
- Mantendo os títulos até a data de vencimento você receberá exatamente a rentabilidade bruta acordada no momento da compra. Todavia se você resolver vendê-lo antecipadamente, receberá o preço de mercado do título na data da venda.
Valor mínimo para investir:
- Sistema do Tesouro Direto = R$ 100,00
- Bancos ou Corretoras = R$ 200,00
O retorno financeiro é considerado significativo, com variadas rentabilidades: pós-fixadas (taxa básica da economia), pré-fixadas e indexadas a índices de preços.
Quais são os custos para se investir no Tesouro Direto em Bancos?
- Taxa de custódia = 0,40% a.a. para a CBLC*
- Corretora (taxa de corretagem ou serviços) = pode variar de 0,0% a 4% a.a., vale a pena conferir a lista no site do Tesouro Nacional
- Estas taxas serão pagas no momento da compra.
- Vencimento do título for superior a um ano = custos serão cobrados proporcionalmente ao período do título, porém, será cobrado somente o primeiro ano no momento da compra, restando, portanto, uma dívida que será cobrada ou no recebimento de juros, se os títulos pagarem juros semestrais, ou na venda e vencimento.
Como será recolhido o Imposto de Renda (IR) e quais as taxas?
- Na venda do título
- No vencimento do título
- No recebimento semestral de juros dos títulos
Veja as alíquotas na tabela abaixo:
Até 6 meses = 22,50%
De 6 meses a 1 ano = 20%
De 1 ano a 2 anos = 17,50%
Acima de 2 anos = 15%
Vale lembrar que se o título for vendido com menos de 30 dias, também incidirá IOF.
* O que é CBLC?
Central Brasileira de Liquidação e Custódia = realizam a custódia dos títulos e a liquidação física da operação.
Mais Informações nos sites abaixo:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/como_comprar_vender.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário