Continuando a contar sobre o investimento em imóveis, vou continuar de onde parei.
A idéia fixa era comprar um imóvel comercial, de preferência alugado, para proporcionar renda mensal.
Desisti da idéia, pois não havia encontrado o negócio de oportunidade.
Retomei minhas andanças, idas a imobiliárias, visitar imóveis, só que desta vez, mudei o foco. O objetivo era um imóvel residencial!
Adotei esta escolha, primeiro porque não havia no mercado o imóvel comercial dentro dos parâmetros que eu queria e também devido ao fato de que Palmas existe uma grande procura por imóvel residencial.
Retornei a todos os lugares que já havia ido e outros que descobri. Lembrei que em uma das conversas com um corretor, ainda procurando um imóvel comercial, ele havia falado sobre um possível negócio de oportunidade, uma casa com bom preço, quatro quartos, dentro de um condomínio, bem perto do centro da cidade.
Depois de procurar bastante, fiz a minha seleção dos possíveis imóveis, de acordo com os pré-requisitos que escrevi na postagem do dia 23 de maio de 2008 e 25 de maio de 2008 :
1) Localização: dois quarteirões da principal avenida da cidade, perto de colégios conceituados (para quem tem filhos isso conta muito) e comércio local.
2) Valor e Tamanho (m2): o valor pela localização era satisfatório e o preço do metro quadrado muito bom, quando comparado com outros imóveis residenciais a venda na mesma região. O valor seria reajustado, portanto não tínhamos muito tempo para decidir.
* As casas deste condomínio são de um único proprietário, ele havia começado a vendê-las há nove meses. Importante ressaltar, que este condomínio é composto de área de lazer, incluindo duas piscinas (infantil e adulto), quadra de esportes, parquinho para as crianças e uma área livre. O condomínio está precisando de reparos e melhorias, que só poderão ser realizadas após a entrega deste pelo proprietário. Ele precisa vender pelo menos 50% das casas para os novos proprietários assumirem a administração do condomínio.
3) Aluguel: o imóvel não estava alugado, mas já havia interessados. E assim como o valor das casas iria ser reajustado, o valor do aluguel também. A oportunidade de pagar menos e alugar por mais agradou.
4) Estrutura física: o condomínio foi construído há 10 anos e pelas informações coletadas os materiais utilizados tinham sido de boa qualidade, afinal o próprio proprietário morou por muitos anos lá.
5) Respostas às perguntas importantes:
Por que o proprietário está vendendo o imóvel? – Pois preciso do dinheiro para iniciar a construção de um prédio com apartamentos residenciais no terreno ao lado do condomínio. Isso me fez pensar na valorização do imóvel, na possível aceitação de minha contraproposta.
- Faz quanto tempo que o imóvel está à venda? – Há aproximadamente 9 meses.
- Qual foi o valor de venda do último imóvel? – O mesmo valor que eu iria pagar, sendo que há quatro meses atrás ele valia 5,55% a menos. Sinal que existe valorização na região.
- Caso o pagamento seja a vista o proprietário está disposto a fazer um abatimento do valor? – O proprietário aceitou uma oferta, porém como queríamos o valor integral no momento da realização da escritura do imóvel não foi possível reduzir o valor. Ele reduziria em 2,77% o valor do imóvel, o que já é uma boa redução.
Após a análise destes dados, conclui que seria esse o imóvel escolhido para a compra.
Próximo passo: Como obter todo o dinheiro para a compra???
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário